Skype Blogs

News, stories, and updates from Skype

Share

Share

Skype: uma mão na roda para jornalistas

francisco_loureiroVocê é um jornalista que só quer fazer suas entrevistas e escrever textos incríveis. Mas o momento não é dos mais fáceis. É preciso reduzir custos e fazer tudo no menor tempo possível. E é preciso também conseguir falar com seus entrevistados – que estão na correria, tanto quanto você. Se a sua vida é assim, essas dicas são pra você.

  1. Use o chat para marcar um horário

Ser ignorado em chat é bem mais difícil – afinal fica aquele número acusando a mensagem. Então, quando você ligar para a fonte depois de não obter resposta aos seus e-mails, ao invés de sair com um “ok, vou responder seu email”, pergunte o Skype da pessoa. É muito comum. O jornalista Francisco Loureiro, do diário LANCENET!, por exemplo, nos contou que uma vez foi o próprio entrevistado que sugeriu usar o Skype. Ponto pra ele!

  1. Combine e ligue (é de graça!)

Adicionou no Skype, puxou papo no chat e agora? Você pode continuar a entrevista no bate-papo mesmo, mas com certeza ela vai ficar mais interessante se vocês se falarem. Marque um horário, ou pergunte se a pessoa está disponível no minuto que ela te responder. Além de conseguir “capturar” o entrevistado, você ainda não gasta nada. E é por isso que Loureiro usa o Skype principalmente em entrevistas internacionais. “A vantagem de usar o Skype nesses casos é que ele é de graça”, comenta. Afinal, pra usar o programa você só precisa de uma boa conexão de internet.

  1. Fora da redação

Ficou trancado no trânsito e não vai chegar no escritório a tempo daquela entrevista tão difícil de marcar? Aproveite que existe Skype para celular e tablet, e faça a entrevista de onde você estiver. O programa também ajuda na cobertura de eventos, porque com ele você pode enviar arquivos e falar com seus colegas.

  1. E se o entrevistado não tiver Skype?

Ainda assim você pode usar. É só comprar Crédito Skype e ligar para celulares e fixos. Além de ser mais barato (argumente isso na sua empresa), Loureiro afirma que “é confortável poder ficar na frente do computador, você não precisa ficar preso ao telefone, tem mais liberdade para falar” e também para fazer anotações – com as duas mãos no teclado – sem precisar ficar com o telefone no ombro.

É jornalista e ficou convencido de que o Skype pode ajudar no seu trabalho? Baixe agora. Se você não conhece bem, acesse nossos tutoriais para novos usuários.

Vamos adorar ouvir suas experiências com o Skype para trabalhar aqui nos comentários.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s