Skype Blogs

News, stories, and updates from Skype

Share

Share

Skype no coworking: você faz isso como?

Entre ter um escritório próprio e não ter existe um intermediário: o coworking, um espaço compartilhado que empresas ou profissionais independentes podem alugar como local de trabalho por ano, mês ou hora.

Muitos que optam por esse serviço têm colegas, sócios ou clientes em outras cidades, uns alugam computadores, outros levam seus notebooks, e a maioria não tem um telefone fixo.

Fomos conversar com coworkers da Cuento, o primeiro escritório compartilhado do Rio Grande do Sul, para descobrir como o Skype ajuda na rotina de trabalho deles.

IMG_20140805_162107

Lisella Costa Zaffari, diretora da Polaris, uma empresa de gestão de marketing.

Como trabalha na mesma sala que suas colegas, ela usa as chamadas com voz e vídeo do Skype para falar com clientes e fornecedores que moram em outras cidades. “É o mais próximo de uma reunião presencial. É legal porque possibilita mostrar coisas, por exemplo o tamanho de um folder para o cliente opinar, e também uma apresentação, que posso fazer pelo compartilhamento de tela”, conta ela.

IMG_20140805_162828Fabio Costa, técnico de pré-venda na Tyntec, uma provedora de serviços móveis.

A empresa de Fábio é alemã. E para se comunicar com colegas pelo mundo ele usa diariamente o Skype no seu computador (que tem um teclado alemão, claro!). O mais comum é usar o chat ou as chamadas de voz, mas quando fala com gestores ou colegas próximos acha importante o contato visual, “principalmente quando vou expor alguma ideia, assim posso ver as reações”. Fabio adiciona muitos contatos por causa do seu trabalho, e a dica dele para não se perder é renomear os contatos usando o nome da empresa. Ele também conta que “acaba usando o Skype como uma rede social, para ver onde as pessoas estão, através de seus status”.

IMG_20140806_160900Luciano Zanin, sócio da Nuova Imóveis, uma empresa de negócios imobiliários.

O sócio dele mora em outra cidade, então Luciano usa o chat para falar com ele e também com outros escritórios com os quais ele trabalha em parceria. “Uso bastante porque as pessoas com quem tenho contato usam também”, disse Luciano. Como usava o Messenger, ele migrou sua conta para o Skype, e assim ele também mantém contato com os amigos.

E você, já experimentou trabalhar em um local compartilhado? Usou o Skype?

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s