Skype Blogs

News, stories, and updates from Skype

Share

Share

Especial Dia do Professor: veja como usar o Skype na sala de aula para levar o mundo aos seus alunos

Educação sempre foi um tema muito importante para todo mundo na Skype, e hoje, dia do Professor, paramos para refletir um pouco sobre o papel do educador nos dias de hoje, e como o Skype pode ajudar nessa missão.

Já foi o tempo em que ensinar envolvia apenas transmitir conceitos e conteúdos. Na era da Internet e das ferramentas de busca, o papel do professor é ajudar os alunos a navegar por todas as fontes de conhecimento que estão à sua disposição, e abrir as portas da sala de aula para o mundo.

O programa Skype in the Classroom da Skype, por exemplo, ajuda a quebrar as barreiras da distância e do tempo para permitir que estudantes de todo o mundo possam ter novas experiências de aprendizado, do topo do Monte Everest ao fundo do mar. Crianças da China podem entender como suas vidas são parecidas ou diferentes das vidas das crianças do Brasil, e cientistas da NASA podem mostrar pessoalmente a estudantes de qualquer lugar do mundo como preparar uma nave espacial para o lançamento.

Sean Lowe Skype in the classroom call

Mais de 70 mil professores já estão usando o Skype para tornar suas aulas mais empolgantes, envolventes e memoráveis. Tudo o que você precisa é de um computador e de uma boa conexão à Internet. Veja algumas das maneiras como eles usam as chamadas com vídeo grátis do Skype na sala de aula:

Aulas a distância
Se um aluno não puder participar das aulas por motivos de saúde, é só iniciar uma chamada com vídeo na sala de aula. Assim ninguém fica atrasado no conteúdo.

Aprender novos idiomas
É muito mais fácil aprender quando se tem com quem conversar. No Skype in the Classroom há vários projetos para troca de dicas de pronúncia e gramática.

Celebrar as diferenças
Ao se conectar com estudantes de outras culturas, os alunos podem aprender sobre costumes locais, história e política.

Leitura de textos
Entre em contato com o escritor favorito dos seus alunos, e peça para ele ler pessoalmente uma história por Skype para a sua turma.

Na aula de geografia
Exploradores como Mark Woods e Fabien Cousteau já toparam participar de aulas via Skype, direto do Everest e do fundo do mar.

Chamada misteriosa
Faça uma chamada com vídeo com uma turma de outra cidade ou estado, e deixe que seus alunos tentem adivinhar onde as outras crianças moram.

Entrevistas com políticos
Agende uma conversa com o prefeito ou deputado da sua cidade, e deixe as crianças fazerem suas perguntas.

Conversas com profissionais
Para ajudar seus alunos a pensarem no que querem ser quando crescerem, agende uma série de conversas com profissionais das mais diversas áreas para que as crianças possam conhecer a rotina de cada um deles.

Essas são apenas algumas ideias, porque acreditamos que não há limites para o que pode ser feito com o Skype na sala da aula. Já usou o Skype com os seus alunos? Conte pra gente como foi, aqui nos comentários.

E um feliz Dia do Professor!

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s