Skype Blogs

News, stories, and updates from Skype

Share

Share

Um coro virtual via Skype no TED2013

Será que existe uma fórmula para realizar uma experiência musical brilhante?  Talvez Eric Whitacre tenha encontrado:

  • Um coro ao vivo formado por cantores de várias universidades dos Estados Unidos +
  • 30 cantores de 28 países diferentes conectados via chamadas com vídeo do Skype =
  • Obra prima musical.

Whitacre, compositor, maestro e professor e vencedor do Grammy, é famoso por suas muitas realizações musicais, mas a sua série de coros virtuais (Virtual Choir), que foi apresentada no TED pela primeira vez em 2011, transformou-o em um sucesso. A sua última apresentação, a Live Global Virtual Choir, que seguiu a fórmula descrita acima, foi realizada há três semanas na conclusão da conferência TED 2013.

Ninguém jamais havia tentado colocar um coro ao vivo e um coro virtual juntos. Em parte, isso é devido a possíveis atrasos relacionados à latência que pode ocorrer nas conexões à Internet. Como o blog TED2013 descreve, “é de menos que um segundo, mas na hora de cantar, trata-se de um problema potencialmente enorme.” Whitacre adaptou “Cloudburst”, uma das suas primeiras peças, para abraçar o potencial da latência de rede. Veja a apresentação do Live Global Virtual Choir aqui (introdução em inglês):

Os participantes da conferência, os membros do coro e as pessoas que assistiam à Internet ficaram impressionadas e tuitaram muito com as hashtags #LVC1 and #TED2013. Mas como Whitacre conseguiu realizar um feito tão complicado? Está tudo explicado no vídeo “Behind the scenes” (em inglês):

O brasileiro Lucas Speck Mateus, de 20 anos, estava no coro e deu uma entrevista rápida para o blog para contar como foi fazer parte desta experiência incrível:

Como você ficou sabendo dessa apresentação?

Pelo Facebook do compositor Eric Whitacre. Este é o meio de comunicação que temos com ele desde o início das edições do Coral Virtual.

Vocês ensaiaram? Com qual frequência?

Sim, tivemos 2 ensaios. Um técnico, no dia 27 de fevereiro e um musical com a presença do Eric e dos corais que estiveram no palco, no dia 28.

Como vocês faziam para se comunicar? Via e-mail, Skype?

Nos comunicávamos via email e Skype.

Foi a primeira vez que você participou de uma apresentação como essa?

De um coral virtual ao vivo sim, pois até onde se sabe foi a primeira edição mundial de algo desse porte, mas eu participei da terceira edição do Coral Virtual do Eric Whitacre, com a música Water Night.

Você participaria novamente?

Com certeza!

O que você achou dessa experiência?

Foi uma das experiências musicais mais interessantes da minha vida. Tivemos a oportunidade de nos sentir parte efetiva de um conceito que une arte e tecnologia. Foi simplesmente maravilhoso, inexplicável. Um verdadeiro marco no canto coral.

lucas

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s