Skype Blogs

News, stories, and updates from Skype

Share

Share

Emoticons: muito mais que uma carinha com um sorriso

Você provavelmente lembra de um emoticon que tenha ajudado você a enfatizar um ponto importante em um chat online. Ou de um que tenha feito você se dar conta de que alguém não estava falando sério. Ou de algum que tenha ajudado você a deixar claro que você estava triste sad.png, felicíssimo thrilled.png, frustrado headbang_80.png, romântico inlove_80.png, com sono sleepy.gif ou meio maluco drunk.png.

Os emoticons servem para dar contexto e sentimento a uma das formas de comunicação mais resumidas (e por conta disso, mais sujeitas a serem mal-interpretadas): a mensagem de chat.

Os emoticons divertidos do Skype nasceram da nossa cultura de promover avanços na comunicação e de encantar os nossos usuários. A nossa nova geração de emoticons foi criada por designers especializados na experiência do usuário, mas as ideias por trás dos emoticons foram geradas a partir da nossa própria equipe e de usuários do Skype em todo o mundo.

Por exemplo, em homenagem aos muitos fãs de futebol que existem na comunidade global do Skype, nós criamos recentemente o emoticon “jogador de futebol”. Se você baixar e instalar a última versão do Skype para Windows e digitar (football) no seu chat, um jogador de futebol bem pequenininho vai aparecer na sua mensagem.

Jaak Parik, designer do Skype em Tallinn, na Estônia, diz: “Os emoticons enriquecem as conversas via chat no Skype e ajudam as pessoas a mostrar o que realmente estão pensando. Nossos emoticons são especiais porque nos inspiramos nos nossos colegas e na nossa comunidade de usuários.”

Os emoticons animados e estáticos foram escolhidos a partir de uma lista de sugestões dos funcionários que tinha de tudo, desde “rolar os olhos” e “suspiro” a um “Ufa!”, para aquele momento quando você escapou por pouco de ter que trabalhar no final de semana . Algumas destas ideias se tornaram emoticons de verdade, algumas não. Mas nos divertimos muito explorando a nossa criatividade coletiva e abraçandos as ideias que surgiam de todos os lados da empresa e de outros lugares.

Também realizamos uma pesquisa de “temperatura”, para entender quais eram os emoticons mais usados e determinar quais seriam mais usados no futuro.

emoticonheatmap.png

Outro recurso divertido são os nossos emoticons escondidos”. O designer de interface Jaak diz: “Nós gostamos de brincar com eles também e de criar alguns que são inesperados. Temos algumas coisas divertidas, como, quando alguém passa a usar a fonte Comic Sans, que é considerada um clichê na comunidade de designers, automaticamente sai um emoticon “carinha triste”. É uma piada interna, mas todo mundo gosta de surpresas.” Entre outras gracinhas estão o “pool party”, que mostra um homem dançando e vestindo nada além de uma boia, e truques como segurar as teclas C, A e T por bastante tempo para fazer aparecer um gatinho, sem nem precisar apertar a tecla “enter”.

Os emoticons agora são animados e representam muito mais do que a simples carinha amarelinha com um sorriso do passado. “Essa nova geração tem mais vida e permite aos usuários expressar uma gama ainda maior de emoções e ideias”, disse Jaak.

Os emoticons serão parte da cultura do Skype e continuarão a ser uma forma de expressão por muito e muito tempo. E a contribuição de toda a empresa e da comunidade global da Skype serão parte essencial do processo.

E você, tem alguma ideia para um emoticon novo? Conte pra gente nos comentários.

2 thoughts on “Emoticons: muito mais que uma carinha com um sorriso

  1. claudiana_lima1 said 2 years ago

    Sugestão? Emotions caipira tem? Para quando alguém fala alguma coisa que parece do interior. Podia ser uma carinha com chapéu de palha e uma palhinha no canto da boca. O que acham?

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s