Skype Blogs

News, stories, and updates from Skype

Share

Share

Por dentro do Skype: Alejandro Arnaiz

Todo mundo sabe que a Skype está em toda parte e é uma empresa verdadeiramente global. Mas o que muita gente não sabe é quanto trabalho e dedicação acontece nos bastidores para que você possa simplesmente ligar o seu computador no Brasil e falar com seus amigos na Europa, ou se conectar à Internet de um cybercafé na China pelo Skype WiFi, ou ligar e enviar SMS para telefones de qualquer lugar do mundo por apenas alguns centavos.

Para que tudo isso seja possível, centenas de parcerias tiveram que ser formadas ao redor do mundo, com operadoras de telecomunicações, provedores de pagamentos e os mais diversos tipos de fornecedores. É o que chamamos de desenvolvimento de mercado, e quem faz esse trabalho na América Latina é o mexicano Alejandro Arnaiz. Há três anos na Skype, Alejandro contou para o blog um pouco do seu dia a dia na Skype, e por que ele topou esse desafio.

alejandro_400.jpg

1) O que você fazia antes de entrar na Skype?

Antes de entrar na Skype eu ajudei alguns fornecedores de produtos de telecomunicações a exceder suas metas na América Latina e no Sul da Europa, sendo responsável pelas métricas financeiras. Meu trabalho envolvia o desenvolvimento de relacionamentos com a alta direção e a formulação de estratégias e táticas de entrada no mercado, incluindo o estabelecimento de escritórios no Brasil, no México e no Chile, bem como a implementação de vendas e canais de suporte em múltiplos países. Trabalho com alta tecnologia desde que me formei e gosto particularmente do aspecto multicultural da minha carreira.

2) O que exatamente você faz na Skype?

Na Skype, eu lidero iniciativas importantes para conquistar novos usuários e fazer com que as pessoas usem mais o Skype. Para isso, é fundamental trabalhar pela melhoria contínua da experiência do usuário. Eu aproveito todo o conhecimento que ganhei em 20 anos de carreira para implementar parcerias com empresas online, operadoras de telecomunicações e de pagamentos e provedores WiFi. Especificamente no Brasil, nos EUA e no México, eu tento responder às necessidades de promoção e localização dos produtos e de opções de pagamento locais para que todos os usuários possam ter acesso aos melhores recursos do Skype.

3) Você poderia descrever um dia típico no escritório?

Na Skype não há um dia igual ao outro, mas há uma coisa que se repete sempre: muitas chamadas pelo Skype, a qualquer hora do dia. Nossa equipe está espalhada pelo mundo, e precisamos interagir não apenas com os nossos parceiros e colegas nas Américas, mas com nossos pares e equipes em Londres, Tallinn (capital da Estônia) e Cingapura. Portanto, um dia normal começa muito cedo com chamadas em conferência, reuniões ao longo do dia e muitos e-mails e relatórios para enviar. Mas sempre damos um jeito de equilibrar o lado pessoal com o lado profissional porque, acima de tudo, somos Skype. Isso significa que às vezes fazemos as conferências antes de sair de casa, ou quando estamos viajando. A natureza do Skype e as suas raízes permitem esse ambiente de trabalho muito flexível e ao mesmo tempo muito produtivo.

4) O que deixa você animado para vir trabalhar todos os dias?

Sou apaixonado por culturas, pela comunicação e por ajudar as pessoas a interagir umas com as outras, a compartilhar experiências e a melhorar a sua qualidade de vida. O Skype tem essa mistura: é uma empresa que, como qualquer outra, precisa atingir suas metas e objetivos, ao mesmo tempo que tem um impacto positivo nas vidas das pessoas. Quando um pai vê o seu filho recém-nascido pela primeira pelo computador, quando um aluno que está doente participa da aula de casa, quando colocamos as pessoas em contato depois de um desastre natural, nós temos a oportunidade de tocar as vidas de milhões de pessoas. Isso pra mim é mágico.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s